50 E TANTAS

 

Hoje completo um ano de blog. Somando o endereço antigo, é claro! Começo as comemorações em mais uma edição d’A Vida é uma Festa!, logo mais, na Praia Grande. Por enquanto, deixo um texto emocionado e sincero de Cláudia Lobo, em homenagem a Joãozinho Ribeiro, que amanhã completa cinqüenta anos de história.

DEVO AO NEGRO: NÃO NEGO!

 

por Cláudia Lobo*

 

Sempre que desço ladeiras do Desterro sinto a sensação de que ali há alguém com cheiro de raça, cor de cultura, jeito de história e história de causo. Caminho sempre naquele lugar e me invade o orgulho de saber que é meu também aquele espaço, pedaço da vida que hoje sei amar.

Quando carrego uma bandeira, consciente das transformações que esse gesto poderá causar, penso que há alguém com o perfil da luta, a cor do trabalho, cheiro de terra e pose de rei. Já carrego bandeiras há um bom tempo e faço de cada passo um motivo pra continuar caminhando na luta pelo bem comum.

No momento em que escrevo, vejo-me crítica dos meus pensares e crenças, mas sempre busco alguém com o perfil de filósofo da vida, pedagogo da arte, psicólogo dos ébrios. Aprendi, no entanto, a respeitar os erros e deixar o coração ditar as palavras, corrigindo verbos e impondo adjetivos.

Muita coisa tenho aprendido desde que pisei na Ilha e encontrei alguém com  perfil de Desterro, cheiro de mestre e cor de raça, que me mostrou que a diferença entre história e causo está na importância da bandeira que se carrega.

Hoje sou capaz de deixar o coração falar sem pensar nos julgamentos alheios, faço de cada ato um conto e de encanto o ato de sobreviver. Devo muito e não quero encerrar a conta.

Meu credor é o negro João.

O tal de Joãozinho, poeta da vida, das ladeiras, dos becos e das bandeiras. Amigo da arte, filho da cultura, irmão do tempo.

Hoje posso muita coisa, mas não sei o que fazer pra mostrar tamanha admiração por este perfil de história, exemplo de vida, lição de coragem.

Parabéns é pouco, mas não consegui descobrir nenhuma palavra que mostrasse o tamanho da emoção em ver e ter participado da vitória do negro João.

 

* Cláudia Lobo é Secretária de Organização do Partido dos Trabalhadores – PT de São Luís-MA.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s