As belas infâncias de Marcos Fábio

O professor e jornalista Marcos Fábio Belo Matos lança hoje seu oitavo título: “Crônicas de Menino”. A noite de autógrafos do livro, que contou com o patrocínio do Programa BNB de Cultura, edição 2005, acontece às 19h, na Biblioteca do Centro de Negócios da Faculdade São Luís. Na obra, breves relatos, de memória, da infância do autor na Bacabal dos anos setenta e oitenta do século vinte.

[Diário Cultural de hoje]

A lição ecoa em minha cabeça. Eu ainda nem pensava em escrever. Gostava de ler, disso eu lembro que gosto desde sempre, desde que aprendi a fazê-lo. “Entre duas palavras, escolha sempre a mais simples; entre duas palavras simples, escolha a menor”. Não, não lembro quem disse isso, ou onde li. Mas guardei como um ensinamento de algum mestre maior, algo a que se deve seguir sempre.

Ah!, a infância. A infância deveria ser o lugar da simplicidade, não é? Era assim, foi assim uma época, era uma vez. E as histórias já nem começam mais assim. Simplicidade. E podemos falar de “Crônicas de Menino”. Simplicidade e beleza, traduzidas pelo jornalista e professor Marcos Fábio Belo Matos em seu novo livro, selecionado na edição 2005 do Programa BNB de Cultura. Ele, que segue à risca, a lição com que começo este texto.

“Crônicas de Menino” é saudade, embora não seja dor. Relato de lugares que não existem mais, muito embora vivíssimos na memória do cronista. Traquinagens, estripolias, travessuras. Um livro para encantar adultos e jovens e crianças e todos que o tomarem às mãos. Algodão-doce, papagaio, bicicleta, banho de rio, chuva, circo, terra molhada, carnaval, paixonites infantis, escola, igreja, parque, cinema… uma Bacabal que já não existe mais: Marcos Fábio nos traz nítida, em sua escrita fina.

Dezessete histórias compõem a paisagem do autor, que entre poesias, crônicas, contos, pesquisa histórica e coletâneas de artigos, chega a seu oitavo título. Dono de um senso de humor aguçado – por vezes irônico, sei, fui seu aluno – ele sabe dar o tempero, no ponto certo, sempre, às histórias – verídicas – ali contadas.

Uma Bacabal do passado numa São Luís do presente

“Conteúdos graciosos, leves e bem humorados”, como adverte o prefácio, uma (espécie de) carta assinada pela professora Janete Chaves, Coordenadora do Curso de Turismo da Faculdade São Luís. Aliás, “Crônicas de Menino” é uma Bacabal do passado que se encontra em/na São Luís do presente – a cidade e a faculdade: seu autor dá aulas lá (nos cursos de Turismo e Comunicação Social), Patrícia Azambuja, responsável pelo projeto gráfico, é também professora da casa. Aline Piauilino, que com suas ilustrações, torna ainda mais bonitas as crônicas do volume, é artista plástica bacabalense.

Com patrocínio do Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura, Edição 2005, “Crônicas de Menino” será lançado hoje, às 19h, na Biblioteca da Faculdade São Luís, Unidade Centro de Negócios (Rua Osvaldo Cruz, 1455, Centro). (O preço da obra não foi divulgado).

Serviço

O quê: “Crônicas de Menino”, lançamento do livro, selecionado pelo Programa BNB de Cultura, edição 2005
Quem: Marcos Fábio Belo Matos
Onde: Biblioteca da Faculdade São Luís (Centro de Negócios, Rua Osvaldo Cruz, 1455, Centro)
Quando: hoje, às 19h
Quanto: a produção/assessoria não informou o valor do livro.

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (com Gisa Franco, aos sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM) e o Radioletra (com Suzana Santos, aos sábados, às 20h45, na Rádio Universidade FM e reprise na Timbira AM, às 21h). Coautor de "Chorografia do Maranhão" (Pitomba!, 2018) e autor de "Penúltima página: Cultura no Vias de Fato" (Passagens, 2020). Antifascista.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s