mais que “sexo puro”: a música de suely mesquita

[coluna do zema, dia de são pedro]

Muito mais que sexo, música pura, prazer enfim. Pérolas, na estréia em disco de Suely Mesquita, cantora e compositora carioca, parceira de nomes como Pedro Luís e Zeca Baleiro.

““Sexo Puro” é tudo o que você quiser”. A resposta de Suely Mesquita à pergunta “O que é Sexo Puro?” pode enganar leitores/ouvintes por acaso desavisados acerca de seu trabalho. Não, não se trata de um disco erótico ou coisa parecida. Ou não somente isso. “Sexo Puro”, seu disco de estréia, foi lançado em 2002 e tem, agora, nova tiragem pelo selo Duncan Discos, de Zélia Duncan. Aliás, guardadas as devidas proporções, as amigas vêm de turnês vitoriosas: Suely rodou o Brasil numa das caravanas do Projeto Pixinguinha (não chegou à São Luís, infelizmente); Zélia, o mundo na re-união dos Mutantes.

Quem pensa nunca ter ouvido falar de Suely Mesquita, pode estar enganado: parceira constante de Pedro Luís, já compôs com Zeca Baleiro, Kali C. e Mathilda Kóvak, entre outros, tendo sido gravada por nomes como o próprio Pedro Luís, Patrícia Ahmaral, Ney Matogrosso e, recentemente, participado – como backing vocal – do disco (póstumo) “Cruel”, de Sérgio Sampaio, produzido por Zeca para o seu selo Saravá Discos.

Sobre esta última experiência, ela diz: “O Sérgio eu não conheci pessoalmente, mas admirei muito sua obra desde minha adolescência. Cantar sobre a voz dele nesse disco [o citado “Cruel”] foi muito emocionante. É como se a música fosse um lugar de encontro, onde não importam a distância, o tempo e a morte. Na música, a gente se cruza como numa festa, se aproxima de alguém que não conhece e puxa assunto, descobre afinidades, novos amigos e parceiros. Essa comunicação sem fronteiras é libertadora”.

Suely Mesquita, 45, fez seu primeiro show solo em 1979. Cinco anos depois, começou a dar aulas de canto. Hoje, dedica-se em tempo integral à música – dando aulas, em shows ou compondo – coisa que, aliás, vem fazendo muito bem. Indagada sobre predileção por este ou aquele parceiro – algo como a relação entre Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito – ela responde: “O Lenine diz que existem dois tipos de compositor: o monogâmico e o promíscuo. Sou do segundo tipo. As preferências até existem, mas são momentâneas. O bom mesmo é variar”.

Suas influências são as mais diversas. “Minhas primeiras lembranças de impacto com a música adulta são Elis Regina e Barbra Streisand, discos de minha mãe. Ouvi muita música brasileira a partir da adolescência. Na verdade, o que me puxa para a música são os timbres, quando o artista explora isso e escolhe as sonoridades que mexem comigo, fico refém. Acredito que, embora a gente fique muito marcada pelas coisas que ouvia muito nos anos de formação, as influências conseguem chegar para sempre e o tempo todo. Uma das minhas influências mais recentes e importantes é uma cantora mais nova do que eu: Cássia Eller”, afirma Suely, que ainda cita, entre outros, Ella Fitzgerald, Carole King, Beatles, Bee Gees, Carpenters, Zap Mamma e Take 6.

“Sexo Puro” não deve ser reduzido ao que, erroneamente, o título pode nos levar a pensar: o próprio título, sexo puro ou puro sexo. “Genitalizar” reduz. “É muito mais que isso”, coloca Suely. O batismo do biscoito está na faixa “Samba”. Pergunto: “Sexo é samba? Na hora tem que saber “dançar pra não dançar”? É riso e gargalhada? [como diz a letra da música]”. Ela completa: “Sexo é samba, jazz, rock, e tudo isso é sexo [“Sexo puro”, como o título do disco]. O prazer com qualquer coisa é sexo. Não fui eu que disse isso, Freud lá atrás mudou os pensamentos de todos nós. Meu trabalho fala sempre do prazer e da dor. E a música, o ato de cantar e de criar, me dá muito prazer. Daí o sexo estar presente sempre”.

4 comentários sobre “mais que “sexo puro”: a música de suely mesquita

  1. zema ribeiro 3 de julho de 2006 / 12:08

    a “coluna do zema” não foi publicada ontem. estou com um problema em meu micro em casa e não pude escrever/enviar o texto. o que já fiz, hoje, do trabalho/estágio, com a coluna de amanhã: “a culpa é de quem?”, sobre a desclassificação brasileira da copa do mundo.

  2. zema ribeiro 3 de julho de 2006 / 12:11

    bom, já errei quase tudo, mas teimo. palpites então para amanhã e depois:alemanha 2×1 itáliaportugal 3×1 frança

  3. Anonymous 15 de março de 2007 / 4:29

    I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! < HREF="http://film-editing-schools2.blogspot.com" REL="nofollow">»<>

  4. Anonymous 26 de abril de 2007 / 10:38

    Excellent, love it! < HREF="http://www.acyclovir-2.info" REL="nofollow">http://www.acyclovir-2.info<> < HREF="http://www.300c-chrysler.info" REL="nofollow">Chrysler 300 stock grille<> < HREF="http://www.bluetoothwirelessbluetoothheadphones.info" REL="nofollow">bluetooth wireless bluetooth headphones<> < HREF="http://www.vermont-health-insurance-9.info" REL="nofollow">vermont health insurance<> < HREF="http://www.sex-personal-website.info" REL="nofollow">Sex thesaurus<> < HREF="http://www.basketball-8.info" REL="nofollow">1952 hickorydale highschool indiana basketball champion<> < HREF="http://www.lipitor-3.info" REL="nofollow">Debalencement hormonale avec lipitor<> < HREF="http://www.debtconsolidationhelp9.info" REL="nofollow">Private debt collection<> < HREF="http://www.laserhairremoval4.info" REL="nofollow">laser hair removal<> < HREF="http://www.accutane-package-insert.info" REL="nofollow">Accutane toxicity<> < HREF="http://www.dell-cpx-battery.info" REL="nofollow">dell cpx battery<> < HREF="http://www.malpractice-and-negligence-law-enforcement.info" REL="nofollow">http://www.malpractice-and-negligence-law-enforcement.info<> < HREF="http://www.full-color-business-cards-5.info" REL="nofollow">full color business cards<> < HREF="http://www.county-maricopa-property-tax.info" REL="nofollow">county maricopa property tax<> < HREF="http://www.incorporate-8.info" REL="nofollow">incorporate<> < HREF="http://www.school-loan-consolidation-9.info" REL="nofollow">Ocean classroom<>

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s