uma sincera canção de vida

[primeira classe, jp turismo, jornal pequeno, hoje]

“Canção de Vida” celebra os cinqüenta anos da Cáritas Brasileira. Sobre o trabalho, Zema Ribeiro conversou com a intérprete Lena Machado, voz e alma do disco.

por Zema Ribeiro*

A Cáritas, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), festejou no último dia 12 de novembro, cinqüenta anos de atuação no Brasil. Para celebrar a data e a caminhada, o Regional Maranhão preparou o belo “Canção de Vida”, onde Lena Machado, integrante do Secretariado da Entidade no Maranhão há seis anos, emprestou sua voz e registrou dez faixas que marca(ra)m a trajetória da Cáritas Brasileira no Estado.

O violonista Luiz Jr. arranjou todo o disco e arregimentou os músicos que se ouvem nas composições de Cesar Teixeira, Jurandy Ferreira, João do Vale, Joãozinho Ribeiro, Chico Canhoto, Gonzaguinha, e Guarabira.

Flanelinha de Avião”, inédita de Cesar Teixeira, já é um hit e vem tocando nas rádios ludovicenses há um tempinho. Sobre este trabalho, Zema Ribeiro conversou com a intérprete Lena Machado.


[design: Raquel Noronha]

Entrevista: Lena Machado

Zema Ribeiro – Lena, o que significou para você emprestar sua voz para o disco “Canção de Vida”?

Lena Machado – Mais uma contribuição na minha trajetória de artista cidadã, com um caráter um pouco diferente, já que eu nunca havia gravado antes, de forma profissional.

ZR – Como se deu a escolha do repertório do disco?

LM – Foi um processo coletivo. Sentamos com a equipe do Colegiado Regional, pensamos um repertório a partir das músicas que eram cantadas regularmente em encontros e congressos da Cáritas e músicas que trouxessem algo de novo para essa caminhada. Nesse contexto entraram “Oração Latina[de Cesar Teixeira], que é uma música maranhense, mas que está sempre presente nos encontros nacionais, com grande identificação das pessoas, “Milhões de Uns[de Joãozinho Ribeiro] também, que foi cantada na noite de Celebração dos 50 anos da Cáritas durante a mais recente assembléia da CNBB. Queríamos diversificar o repertório, respeitando os programas e linhas de atuação da Cáritas, valorizando principalmente os compositores maranhenses.

ZR – E as inéditas? Como vocês chegaram até elas?

LM – Foi um processo de pesquisa, daquilo que poderíamos apresentar de novidade no cd, músicas que falassem dos contextos onde a Cáritas atua, o caso de meninos em situação de rua, presente em “Flanelinha de Avião”, e a realidade dos trabalhadores rurais, caso de “Sem Resposta”, além de uma ligação nossa com os compositores, no caso dessas duas, Cesar Teixeira e Chico Canhoto, de trajetórias muito ligadas às questões sociais, de denunciar isso através da arte. É também uma tentativa de fugir de canções que fossem panfletárias demais, dando um mergulho na fonte da música popular brasileira para tratar de temáticas infelizmente atualíssimas.

Serviço

O quê: “Canção de Vida
Quem: Lena Machado
Onde comprar: Cáritas Brasileira – Regional Maranhão (Rua do Alecrim, 343, Centro), Poeme-se (Rua do Sol, Centro, próximo ao Sindicato dos Bancários; Rua João Gualberto, 52, Praia Grande); Livraria Athenas (esquina de ruas do Sol e Antonio Rayol); Chico Discos (Rua do Ribeirão, 319, Centro – Fonte do Ribeirão).
Quanto: R$ 20,00 (preço sugerido).

* correspondente para o Maranhão do site Overmundo, escreve no blogue http://zemaribeiro.blogspot.com

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (com Gisa Franco, aos sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM) e o Radioletra (com Suzana Santos, aos sábados, às 20h45, na Rádio Universidade FM e reprise na Timbira AM, às 21h). Coautor de "Chorografia do Maranhão" (Pitomba!, 2018) e autor de "Penúltima página: Cultura no Vias de Fato" (Passagens, 2020). Antifascista.

11 comentários em “uma sincera canção de vida”

  1. Zema, sou pesquisador musical do site Memória Musical no http://www.memoriamusical.com.br

    Você poderia gentilmente me informar a relação de faixas desse disco e os nomes dos compositores de todas as faixas? Gostaria de incluir o disco para pesquisa no site, porém preciso de tais informações do mesmo. Conto com a sua compreensão quanto ao trabalho que faço e aguardo por uma resposta sua. Grato.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s