OBITUÁRIO: MAGNO CRUZ


[Foto: Gilson Ferreira]

Como diriam Caetano e Gil: “é preciso estar atento e forte/ não temos tempo de temer a morte”. Faleceu na manhã desta terça-feira (3) Magno José Cruz (1951-2010).

Engenheiro de formação e militante do movimento negro por convicção, Magno Cruz foi um intransigente lutador por justiça social e direitos humanos. Forte, mas sem perder a ternura, foi líder à frente do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN/MA), do Sindicato dos Urbanitários, além de ex-presidente da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), entre outros espaços de atuação. Aguerrido e arrojado, não resistiu à luta contra um câncer no pâncreas, para cuja retirada havia recentemente se submetido a uma cirurgia – sua subida pega de surpresa familiares, amigos e companheiros de luta, pois a informação que se tinha era a de que a intervenção lograra êxito.

Magno Cruz foi ainda um militante pela causa da democratização das comunicações. Apresentava um programa na Conquista, rádio comunitária do Coroado (bairro da periferia da Ilha), por que sempre lutou também, apesar de sucessivos lacres e ataques à liberdade de expressão dos que geralmente não têm voz.

O velório de Magno Cruz será realizado na residência da família, localizada na Rua 19, quadra O, casa 7, Cohaserma (próximo à sede do Maranhão Atlético Clube). O sepultamento ocorre quarta-feira (4), no Parque da Saudade (Vinhais), em horário a ser definido pela família.

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (com Gisa Franco, aos sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM) e o Radioletra (com Suzana Santos, aos sábados, às 20h45, na Rádio Universidade FM e reprise na Timbira AM, às 21h). Coautor de "Chorografia do Maranhão" (Pitomba!, 2018) e autor de "Penúltima página: Cultura no Vias de Fato" (Passagens, 2020). Antifascista.

4 comentários em “OBITUÁRIO: MAGNO CRUZ”

  1. A homenagem é mais do que merecida!!! Magno é alguém que deixa marcas, e daquelas inesqueciveis.A convivência com ele sempre deixava um aprendizado e admiração. Que ele continue na luta com firmeza em outro plano.

  2. graciane, magno certamente já foi bem recebido lá em cima e de lá continuará a guiar nossos passos, para que nos mantenhamos firmes na luta por justiça, direitos humanos e, consequentemente, um mundo melhor para todos/as. abração!

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s