Encontro

Termina hoje a 3ª. Semana Político-Cultural do Instituto Maria Aragão, que celebra os 101 anos da médica e militante comunista que lhe batiza. Às 19h, no Cine Praia Grande (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Praia Grande), será exibido o filme Encontro com Milton Santos ou O mundo global do lado de cá, do cineasta Silvio Tendler:


Capa. Reprodução.

Após a exibição do filme, Tendler participa de debate, com os professores Francisco Colombo (Faculdade São Luís), Nonata Santana (UFMA) e Zulene Barbosa (UEMA). Antes, às 18h30min, o Grupo de Teatro Maria Aragão (GAMAR), da Cidade Operária, apresentará peça baseada em poemas de Ferreira Gullar: sobre seu Poema sujo (1975), Tendler está realizando um doc e aproveitou a passagem pela Ilha para visitar várias passagens/paisagens da obra gullariana.

A sessão/debate é grátis e os presentes ainda concorrem a DVDs de Silvio Tendler, incluindo o título que será exibido hoje. Ontem, além de Utopia e Barbárie, dele, foi exibido o clipe Maria, com que o cineasta Murilo Santos homenageia Maria Aragão. O curta do maranhense terá reprise hoje, entre a encenação do peça e a exibição do Encontro…

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (com Gisa Franco, aos sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM) e o Radioletra (com Suzana Santos, aos sábados, às 20h45, na Rádio Universidade FM e reprise na Timbira AM, às 21h). Coautor de "Chorografia do Maranhão" (Pitomba!, 2018) e autor de "Penúltima página: Cultura no Vias de Fato" (Passagens, 2020). Antifascista.

4 comentários em “Encontro”

  1. Zema,

    Os filmes exibidos – todos – incluindo o de Murilo Santos sobre a extraordinária Maria Aragão foram de uma riqueza de discurso e de imagens. O Instituto, mais uma vez, proporcionou o debate tão necessário em nosso Estado. Utopias, barbáries e a luz de Milton Santos fazem todo o sentido em nossa terra…

    Abraços,

    Rita Moraes

  2. O Sylvio Tendler é um dos caras do estilo “documentário”. As sessões foram ótimas; os debates tb.
    Tive o prazer de conhecê-lo ainda na em Brasília, na UnB, bons tempos… Além de seus trabalhos esplendorosos, ele tb é mto simples e acessível. De mto bom grado concedeu-me uma entrevista q com certeza irá enriquecer meu TCC.
    A iniciativa do IMA está de parabéns. O vídeo do Murilo sobre Maria é emocionante! Que venham outros!
    Abraços,

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s